Lucas 16:19-31
Ora, havia certo homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo e que, todos os dias, se regalava esplendidamente. Havia também certo mendigo, chamado Lázaro, coberto de chagas, que jazia à porta daquele; e desejava alimentar-se das migalhas que caíam da mesa do rico; e até os cães vinham lamber-lhe as úlceras. Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado. No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio. Então, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim! E manda a Lázaro que molhe em água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro igualmente, os males; agora, porém, aqui, ele está consolado; tu, em tormentos. E, além de tudo, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que querem passar daqui para vós outros não podem, nem os de lá passar para nós. Então, replicou: Pai, eu te imploro que o mandes à minha casa paterna, porque tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de não virem também para este lugar de tormento. Respondeu Abraão: Eles têm Moisés e os Profetas; ouçam-nos. Mas ele insistiu: Não, pai Abraão; se alguém dentre os mortos for ter com eles, arrepender-se-ão. Abraão, porém, lhe respondeu: Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco se deixarão persuadir, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos.
Primeiramente, gostaria de dizer que em hebraico o nome Lázaro significa ‘’Deus me socorreu’’.
A partir dessa definição já podemos compreender sua relação com a história. Enquanto que lazaro fora abandonado e jogado no portão do rico pelos homens, deus o acolheu. Ele fora jogado no portão de um homem rico. Talvez as pessoas que o jogaram La imaginassem que esse homem rico pudesse socorrê-lo, mas maldito é o homem que confia em outro homem... Aquele homem rico vivia de forma descontrolada em extravagâncias, pelo fato de ter muitas riquezas. Ele, entretanto perdeu a oportunidade de socorrer o necessitado.
Quantas vezes temos deixado de socorrer o necessitado? Os homens que deixaram lazaro na porta do rico esperavam a ajuda dele. Talvez ate lazaro tenha esperado, sonhado, desejado...
A bíblia nos convida em varias oportunidades a ajudar aos necessitados. Melhor é dar do que receber; Jesus dissera em outra ocasião que se ajudássemos ao que tem fome, sede, estaríamos ajudando a ele mesmo; podemos ver que a igreja primitiva vivia em tal comunhão que ninguém passava necessidade, pois todos dividiam aquilo que tinham de melhor. E o rico nada fez aquele homem que desejava apenas das migalhas que caiam de sua mesa.
Mas Deus o socorreu. O rico não o ajudou, nem os homens que deixaram lazaro a sua porta, mas Deus o socorreu!
A bíblia não nos conta nesta passagem o motivo pelo qual lazaro fora para o seio de Abraão. O único indicio que temos através dos fatos ocorridos e de seu próprio nome é que deus o ajudou.
Em contrapartida, podemos ver o porquê que o rico não seguiu o mesmo caminho, mas foi para o inferno (ou Hades). Aquele homem rico tinha todas as condições para socorrer lazaro, mas não o fez. Era egoísta demais para dar um pouco do que tinha de muito a quem não tinha nada de um pouco e necessitava de tudo! Infelizmente, seu egoísmo o condenou...
Jesus proclamava essa historia aos fariseus diretamente. Eles estavam criticando Cristo pelo fato deste comer com pecadores e com publicanos. Eles era mestres da lei, conhecedores das escrituras, entretanto tinham suas mentes e corações cauterizados. Jesus contou a parábola do filho prodigo e do administrador infiel confrontando o egoísmo e a avareza respectivamente. Por diversas vezes nesse sermão enfatizou que toda a Lei, a qual os fariseus conheciam bem, iria se cumprir, mostrando que eles estavam cegos em seu próprio erro sabendo e conhecendo Moises e os profetas.
No fim da historia de lazaro, Jesus afirma que o rico clamou ao “Pai Abraão” que ele mandasse lazaro para pregar para sua família para que eles não participassem do mesmo tormento que estava passando nas chamas do Hades.
Contudo, Abraão lhe afirmou que eles tinham Moises e os profetas, a lei, assim como aquele tivera, e que através dela eles poderiam encontrar salvação abandonando o egoísmo, a avareza, a cobiça, a luxuria, a gula, entre outras obras da carne.
No fim das contas, enquanto lazaro enfrentou peleja e sofrimento nesta vida temporária, alcançou consolo do pai na eternidade. Em contrapartida, o rico desfrutou de muitas riquezas e tivera a chance de ajudar a muitos, não só a lazaro, mas preferiu viver uma vida de avareza e egoísmo. Seu destino infelizmente, foi sofrer em meio às chamas.
Vida de miséria não salva ninguém, mas vida de misericórdia, sim. Amar ao próximo como a si mesmo foi a melhor forma que Jesus encontrou para resumir uma parte de toda a lei. A outra parte é amar a deus de acima de todas as coisas (dinheiro, bens, prazer, etc.), pois Ele nos amou acima de tudo.
Um comentário:
Ola Jeann!
Graça e Paz!
Vim conhecer seu espaço digital. Bom posts! A internet é um espaço precioso onde podemos falar de Jesus e discutir diferentes pontos de vista!
Aproveitando, faço uma apresentação do meu blog:
Genizah é um blog cristão diferente. Hilário e divertido, mas que não dispensa a seriedade na defesa do Evangelho. Uma mistura bem balanceada de humor, denuncia e artigos devocionais. No Genizah, você fica sabendo da última novidade do absurdário "gospel", mas também não falta material para inspiração e ótimas mensagens dos melhores pregadores. Genizah é um blog não denominacional apologético, com um time é formado por escritores, pastores, humoristas e chargistas cristãos.
Aguardo sua visita. Vamos nos seguir!
Abraços em Cristo e Paz!
Danilo Fernandes
http://www.genizahvirtual.com/
Postar um comentário