PORQUE A IGREJA ERA PERSEGUIDA?
1. Por causa da inveja dos líderes religiosos. v17 – vv14-16
Crescia mais e mais o numero de crentes, pessoas vinham das cidades próximas para ver os apóstolos. As pessoas levavam seus enfermos, os doente, os que estavam possessos por espíritos imundos, e todos eram curados. Os apóstolos, os discípulos tinham a estima do povo, tinham a confiança. As pessoas levavam seus entes para que somente a sombra de Pedro se projetasse sobre eles.
E diante de todo esse furor, os lideres religiosos ficaram tomados de inveja. Eles eram considerados a autoridade máxima de Deus entre os homens, mas os discípulos apresentavam o Deus das escrituras não como um Deus castigador, mas como um Deus misericordioso!
Toda a religiosidade dos judeus era subjugada pela simplicidade e poder do evangelho que os apóstolos pregavam. A hipocrisia deles era pesada junto com a pureza de sentimento e coração dos crentes e perecia diante das escolhas da população. Por causa disso, eles estavam tomados de inveja dos apóstolos! Eles tinham perdido seu status de mediadores entre Deus e os homens, pois agora os apóstolos ensinavam que havia somente um mediador: Jesus Cristo, homem!
2. Por causa da denúncia dos pecados. v28b, 30
A pregação apostólica tinha como uma de suas características a denuncia do erro, do pecado. Os apóstolos pregavam compromissados somente com a verdade. Eles denunciavam a dureza de coração dos judeus em terem rejeitado e entregado para ser crucificado Aquele que estava para salva-los do poder da morte.
Jesus Cristo sempre combateu a hipocrisia, a religiosidade dos fariseus e dos saduceus. Grande parte de suas parábolas foram destinadas a eles como, por exemplo, o irmão mais velho que não aceitava o retorno do irmão mais novo para os braços do pai; como os convidados que quiseram fazer outra coisa ao invés de ir à festa das bodas do filho do anfitrião, entre outras parábolas.
Eles não iam para o céu e não deixavam ninguém ir. Trabalhavam como porteiros dos céus, impedindo que pessoas pudessem ser salvas por ensinarem de forma hipócrita as escrituras. Eram verdadeiros cegos guias de cegos.
Era como prova de amor de Jesus e em seguida de seus discípulos para com eles a denuncia de seus pecados, pois se não houver correção do erro haverá a condenação daqueles que persistem em desagradar a Deus. Porem, os lideres religiosos, as autoridades judaicas preferiram perseguir a igreja ao invés de se arrependerem de seus pecados e obterem o perdão de Deus.
3. Por que se importava em agradar a Deus ao invés de homens! v29
PORQUE A IGREJA NÃO ACABOU?
1. Porque ela é de Deus! vv38-39
A igreja de Jesus Cristo existe ainda hoje simplesmente pelo fato dela ser de Deus! Obras de homens acabam, mas a obra de Deus não acaba!
Deus pelejará por nós! Ex 14:14 povo fugindo dos egípcios entre a espada e o mar...
Egito = pecado - Canaã = Jerusalém celestial
2. Porque as portas do inferno não prevalecerão contra ela! Mt 16:18
COMO OS DISCÍPULOS ENCARAVAM A PERSEGUIÇÃO?
1. Com ousadia e coragem!
Por estarem diante de homens que poderiam prendê-los, mandar ser açoitados, matá-los, não se acovardaram. Pelo contrario, anunciavam a Cristo ressurreto para os saduceus e denunciavam os pecados deles por terem tido parte na morte de Jesus.
2. Com alegria por serem considerados dignos de sofrer afronta por causa do nome de Jesus! v41
3. Eles continuavam a ensinar e a pregar! V42
Tertuliano, pai da igreja, disse certa vez que o sangue dos mártires era a semente do crescimento da igreja!
Nenhum comentário:
Postar um comentário