1 denário = salário de um dia de trabalho
1 talento = 6.000 denários = salário de 6.000 dias de trabalho
10.000 talentos = 6.000 x 10.000 = 60.000.000 denários
Aproximadamente 191.693 anos de trabalho
Hoje, um dia de trabalho = R$ 20,00 = 1 denário
Logo, 10.000 talentos = 60.000.000 denários = R$ 1.200.000.000,00
Um bilhão e duzentos milhões de reais seria aproximadamente o equivalente do valor da divida perdoada pelo rei ao seu servo.
É claro que Jesus nesse caso estava nos mostrando uma verdade através de uma hipérbole. De acordo com esse ensino aquele rei perdoou uma divida impagável.
E assim fez Deus conosco!
O ser humano esta em debito com Deus por causa de seu pecado. A nossa divida é tão alta que não há forma de pagamento realizável por nos. É por isso que o salário do pecado é a morte. Porque ele nos leva a uma dívida que não temos condições de pagar, pois nos não fazemos outra coisa senão pecar... Podemos nos achar e nos sentir santos como quiser, mas diante de Deus, somos todos pecadores. Por isso a bíblia diz que não há um justo sequer. Não há quem busque a deus. Diz que todos pecaram e destituídos estão da gloria de Deus. E se não há nenhum justo, como poderíamos pagar por nossa divida para com deus? Por causa da nossa divida estamos condenados, pois o salário do pecado é a morte.
E agora? E ai?
Deus não ficou de braços cruzados nos vendo morrer em nossos pecados e providenciou o pagamento da nossa divida ao enviar seu próprio filho para morrer em nosso lugar. Deus, em sua infinita misericórdia e generosidade, enviou seu próprio filho para morrer em nosso lugar.
Haveria a necessidade de ser um sacrifício perfeito, onde Deus estaria perdoando os pecados dos homens. Um homem não teria como pagar pelo seu pecado, muito menos de outro homem, por ser pecador. Mas um homem teria que pagar os pecados pelos homens! Então o próprio Deus se fez carne, habitou entre nos e vimos sua gloria como a do unigênito do Pai. Jesus, verdadeiro Deus, verdadeiro homem morreu no seu, no meu lugar. Por que a vontade de Deus é que todos sejam salvos, que nenhum se perca, mas que todos cheguem ao pleno conhecimento da verdade e sejam livres da condenação do pecado através de Jesus cristo, pois só há um mediador entre Deus e os homens: Jesus cristo, homem.
Pronto! A dívida foi paga! A minha, a sua e de todos quantos aceitarem! As nossas dividas foram pagas. Quem intentara acusação contra nos? Se aquele que nos ferimos nos justificou por intermédio de seu filho Jesus cristo? Se Deus é por nos, quem será contra nos? A dívida que nem eu e nem você podemos pagar, já foi paga. Foi paga lá na cruz do calvário. La, Jesus que não conheceu pecado, e por isso não merecia morrer, morreu em nosso lugar. A cruz em que ele foi posto não era pra ele, mas para mim e para você! Ele morreu a nossa morte para que tenhamos a sua vida!
Não precisamos mais fazer nada! A dívida foi paga. Por isso a bíblia diz que a salvação é pela graça mediante a fé. É dom de Deus! Não vem das obras para que ninguém se glorie e diga: “Ei! Eu tenho o dinheiro! Eu tenho como pagar pelo meu pecado! Eu sou bom! Eu dou esmola sempre! Faço muitas doações a instituições de caridade! Ajudo os pobres! Respeito os mais velhos! Não faço mal a ninguém!” Não. Não temos como pagar... A salvação é dom de Deus. É impossível para o homem ser salvo, mas para deus, tudo é possível. Para compreendermos isso é preciso entender o significado literal da palavra pecado: ofensa a Deus. Cada vez que fazemos algo que desagrada a Deus, estamos cometendo pecado. O pecado é uma ofensa contra Deus. Talvez tenhamos cometido pecados contra nossos familiares, nossos amigos, mas antes de ofendermos a eles, ofendemos a Deus primeiro, pois passamos por cima da sua justiça. Por causa do pecado, nossa divida é para com Deus, para com sua justiça, contra sua lei.
Nós podemos contar quanto vale hoje os 10.000 denários que Jesus citou na parábola, mas nunca compreenderemos o real valor dos nossos pecados diante de Deus. Entretanto, sabemos que por ser um valor impagável devido nossa incapacidade, Deus através de Jesus, pagou por nós e nos perdoou completamente.
Amem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário