Muitas vezes estamos tristes, abalados pelas tribulações, pelas perseguições. Mesmo procurando viver inteiramente para Deus, os problemas nos perseguem e parecem ser maiores que nós. Acabamos nos afastando das pessoas, nos escondemos, ficamos com vontade de sumir! Chegamos a pensar até em desistir da caminhada, em tirar a própria vida. Finalmente, olhamos para os céus e perguntamos: Senhor, o que há de errado comigo? O que eu tenho que fazer para sair dessa situação?
No primeiro livro dos Reis vemos a historia de um homem de Deus, um dos maiores servos que a terra já viu. Elias é o seu nome.
1. Elias era uma benção de Deus em um reino maldito.
Elias era o único profeta em atividade em uma nação apostata. Seus reis haviam se entregado aos deuses pagãos, quebrando aliança que havia com o Senhor. O culto ao Deus das escrituras havia sido substituído pela adoração aos ídolos. Seus profetas foram coagidos, perseguidos, assassinados. Entretanto, Deus sempre tem seu remanescente.
Elias era o tipo de profeta que dizia e Deus atendia. Não é que ele tinha autoridade sobre Deus, mas é que Deus o amava! Deus atende ao nosso clamor por que nos ama, assim como um pai ama a um filho. Tem gente por ai que tenta conquistar na marra as bênçãos de Deus. Têm outros que acham que podem comprar o dom de Deus. Mal sabem eles que Deus nem cede aos arrogantes, muito menos vende seu dom aos soberbos. Elias tinha consciência disso.
Elias era o tipo que zelava pelas coisas de Deus! Elias restaurou o culto a Jeová. Matou a fio da espada os profetas de Baal e restaurou o altar da adoração em Israel. Elias não aceitava a prostituição espiritual do povo para com Deus. Elias amava a Deus.
Por causa dessa consciência e desse temor é que Elias foi perseguido.
2. As trevas odeiam a luz!
Elias era luz! A luz tem o poder de nos mostrar a vida com mais clareza. Na luz nós temos como enxergar, temos como nos guiar pelo caminho correto. Elias cumpria esse papel! Ele denunciava o pecado da nação. Denunciava o pecado do rei. Lutava pelas coisas de Deus! Por seu ativismo, Elias chegou a ser conhecido como “o perturbador de Israel”. As trevas escondem o pecado. E nem todos aceitam ver o seu pecado. Pra eles é duro demais ver o quanto é podre por dentro. As trevas fazem com que as pessoas não consigam se guiar pelo caminho correto. As trevas são como escamas nos olhos das pessoas que cega o entendimento.
Jezabel queria apagar essa luz! A esposa do rei Acabe era sacerdotisa de Baal, mandara exterminar os servos do Senhor, proibiu o culto ao Deus da bíblia e liderou um avivamento do mal em Israel. Jezabel representava as trevas e literalmente odiava a Elias com toda sua alma. Jezabel jurara a Elias que até o outro dia ele estaria morto.
Todos esses fatos na vida de Elias o deixaram esgotado, cansado, desanimado.
3. As lutas minaram Elias quando deveriam tê-lo fortalecido.
As lutas não eram para destruir Elias, mas para deixá-lo cada vez mais forte! As tribulações não existem para nos destruir, mas para nos fortalecer. As provas são postas para serem vencidas, não para nos vencer!
Elias certamente não compreendia mais porque que os problemas parecem ser tão grandes quando nós somos tão pequenos. Coisas grandiosas Deus houvera feito pelas mãos de Elias nos últimos dias. Fatos estes que causaram a ira de Jezabel. Entretanto Elias era um simples homem diante de uma rainha que tinha todo um exercito a seu dispor pronta a comer seu fígado.
A vida não estava fácil para Elias. Ele era o único em um povo idolatra. Resistiu com fé diante das tribulações, mas gora era demais. Sua vida era consagrada ao senhor dos exércitos. Elias não aceitava uma filha de belial lhe ameaçar a vida. Elias estava fazendo tudo como fosse a vontade do senhor. Aquela mulher só fazia desgraça! Ela não tinha o direito de fazer isso! Era uma injustiça!
Elias cansou! Elias quis desistir! Elias não tinha mais forças... Elias fugiu. Foi se esconder em outra cidade. Elias não queria mais enfrentar esse problema. Ele havia matado os profetas de Baal com a ajuda do povo. Porem dificilmente o povo iria ajudá-lo contra a rainha. Elias cansou de lutar.
Elias quis a morte. Elias estava tomado pela depressão. Estava em outra terra. Numa terra longe de seus parentes, amigos. Tudo isso por que foi fiel a Deus. Elias estava no deserto. Sozinho. Fraco. Com medo. Elias se sentia o mais miseráveis dos homens. Chega ao ponto de pedir a Deus que tire a sua vida.
Entretanto, Deus não se alegra de ver seu filho sofrendo.
4. Elias foi provado e aprovado.
Esse homem foi provado por Deus. Foi benção quando tinha que ser benção. Foi forte quando tinha que ser forte. Foi fiel a Deus quando foi necessário. Talvez passasse por sua cabeça que Deus houvera se esquecido dele. Talvez passe por sua cabeça que Deus se esqueceu de você. Mas isso é mentira! Deus não se esqueceu de você! Deus não se esquece de você! Deus vai te socorrer! No tempo certo Deus vai levantar sua mão poderosa e derrubar todos os teus inimigos. Com sua chave, vai abrir as portas da tua vida. Com seu poder, vai te salvar!
Deus não deixou Jezabel matá-lo. Elias já esteve em situação mais difícil m sua vida. Não seria uma profetisazinha de Baal que iria por um fim na sua historia. Você já passou por muitas situações em que achava que não teria mais saída. Não vai ser agora que a tua historia vai acabar! Deus não vai te deixar sozinho! Ele vai te socorrer!
Deus não deixou Elias se matar. Aquele homem simplesmente fugiu, foi para um deserto e ficou debaixo de uma arvore esperando sua morte. Elias queria o fim de sua vida. Entretanto, é deus quem diz o sim e o não. É deus quem diz se é ou se não é a tua hora. Ninguém pode dizer que é o teu fim, nem mesmo você. Ali não era o fim de Elias. Ele era não somente aprovado por Deus, mas era protegido por ele!
5. Deus proveu não somente o socorro, mas o renovo para Elias!
Elias estava cansado de lutar. Não tinha mais forças. Estava debaixo de uma arvore esperando a morte chegar. Deus enviou seus anjos para socorrer Elias. Aqueles anjos lhe levaram água e pão para que Elias pudesse seguir sua caminhada. Entretanto Elias não estava fraco somente fisicamente, mas principalmente espiritualmente!
O pão é a palavra de Deus! A palavra é o nosso alimento espiritual! É ela que alimenta a nossa fé. Que nos fortalece! É o nosso alimento!
A palavra de Deus deve ser servida bem quente. O pão que Elias recebeu do anjo estava cozido em pedras bem quentes. Aprendemos assim que a palavra de Deus, como o nosso alimento espiritual, deve também ser quente pelo fogo do Espírito Santo. Não adianta nada a gente ler a bíblia apenas com a razão. É preciso deixar que o Espírito nos guie, nos ensine, pois assim o nosso alimento vai ser não somente digestivo, mas fortalecedor!
A água é o Espírito Santo! O Senhor retrata o Espírito Santo como a água viva. E diz que é preciso beber dessa água para termos vida em nós mesmos. Por semelhante modo, Elias foi alimentado não somente com a palavra de Deus, mas recebeu a força do Espírito Santo sobre si. Elias foi revigorado recebendo porções diárias daquela comida para prosseguir sua caminhada e chegar ate diante de Horebe, o monte de Deus.
6. A sua caminhada ainda não terminou.
Deus dá desse pão e dessa água para chegarmos até ele. Para chegarmos até sua presença por toda a eternidade, quando ai não houver mais choro, nem pranto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário