quinta-feira, 11 de março de 2010

A instituição dos diáconos - Atos 6:1-7

Por quê?

Os apóstolos estavam sobrecarregados. A igreja havia crescido. A agenda dos apóstolos estava corrida. Pessoas de outras cidades iam ate eles para que orassem por elas. As pessoas tinham que ser atendidas. As ofertas tinham que ser administradas e repassadas de forma equitativa àqueles que necessitavam. Alem disso a palavra tinha que ser pregada! Definitivamente, os apóstolos estavam sobrecarregados! Uma igreja de aproximadamente cento e vinte pessoas estava agora trinta vezes maior em quantidade de pessoas congregadas.

Por conta dessa necessidade era necessário que fosse escolhido dentre os irmãos, dentre os crentes, homens para serem encarregados desse serviço de administração dos recursos e de serviço às mesas.

Quais eram os pré-requisitos para o diácono? v3

1) Ser crente

Primeiramente era importante que o diácono fosse cristão confesso. Ele iria administrar, repassar com justiça os recursos aos carentes. Não tinha como contratar um empregado para administrar esse serviço! Seria absurdo! Na obra do Senhor, trabalham os servos do Senhor!

2) Boa reputação

Alem de ser crente nominal, era necessário que fosse crente que vivia como crente! Existem muitos cristãos que apenas professam o nome de Jesus. Que vem para a igreja, que dizem “gloria a Deus”, “aleluia”, mas que assim que saem do recinto de culto, se transformam. Na igreja são santos, em casa são verdadeiros demônios. São dissimulados, mentirosos, enganadores, egoístas, avarentos, desonestos. Para ser um diácono da igreja era necessário não somente dizer ser crente, mas acima de tudo viver como crente.

3) Ser cheio do Espírito Santo

Para fazer a obra é necessário estarmos junto com o Dono da obra. Se Ele não nos der as coordenadas exatas daquilo que quer que nós façamos, corremos grande risco de fazer da forma errada aquilo que Ele nos pediu. E o Espírito, dentre varias, tem essa função e poder: de nos capacitar!

É impossível fazer a obra de Deus sem estar com o Deus da obra em nós. Assim os diáconos precisam também ser cheios do Espírito Santo, para que aflorem em si tanto os dons espirituais que nos capacitam para esta missão, mas também os frutos espirituais que nos capacitam em nossa vida diária.

4) Ser cheio de sabedoria

Que a sabedoria de Deus possa abundar em nós! Já pensou se fossemos apenas verdadeiros crentes, professos que vivem o evangelho, que fossemos cheios do Espírito Santo, porém afobados, apressados e imaturos? É necessário alem de ser cheio do Espírito Santo, ter sabedoria! Devemos saber o momento certo, nas ocasiões mais inapropriadas a maneira correta de agir. Precisamos da sabedoria de Deus para sabermos a palavra certa a ser dita num momento delicado, a ação correta num momento de turbulência. É preciso deixar a sabedoria de Deus conduzir o poder que o Espírito cria em nós!

Qual a função do diácono?

1) Servir aos homens diante de Deus

O diácono deve servir aos homens não por obrigação, não porque o pastor o ordenou para fazer isso ou aquilo a determinado irmão. O diácono deve servir as pessoas como se estivesse servindo ao próprio Deus! Com alegria, com espírito de servidão, mansidão e humildade deve se apresentar sempre disposto a contribuir, a servir! Não esperando ser reconhecido pelos homens, mas buscando apresentar-se aprovado diante de Deus!

2) Servir a Deus diante dos homens

Da mesma forma, devem servir a Deus pregando sua palavra aos homens! Podemos ter como exemplo o diácono Estevão e o diácono Felipe: foram homens simples, porem cheios do Espírito Santo! Com sabedoria, souberam o momento certo de falar e abriram caminhos para que a luz de Cristo pudesse brilhar nos corações de muitas pessoas até hoje!

Nesse contexto qual a função dos apóstolos? v4

Os apóstolos naquele principio da igreja estavam se dedicando primeiramente a edificação da igreja local. Eles estavam exercendo uma função pastoral no meio da igreja. Eles tinham que se dedicar às orações e ao ensino, à pregação da palavra! Era importante esse alimento inicial. Deveria ser um alimento livre de substâncias estragadas e velhas, mas tudo deveria ser puro e novo! E os apóstolos estavam atarefados nesse propósito de ensinar, de doutrinar, de discipular a igreja de Jesus Cristo!

Daí a necessidade de instituição dos diáconos! Com a autoridade conferida por Deus aos apóstolos, os diáconos eram escolhidos diante da igreja e consagrados ao ministério. Assim eles poderiam se dedicar ao ensino e pregação da palavra!

Nenhum comentário: